quarta-feira, 8 de março de 2017

Antes das flores

Antes das flores, enxergue-me. Assim como Jesus enxergou toda a história daquela mulher que, ao meio dia, em pleno sol escaldante, envergonhada, buscava água no poço. Aquela mulher que se espanta com a cortesia de um homem desconhecido que consegue enxergá-la além do que seu estereótipo lhe dizia naquele momento, transformando sua sede em fonte. Enxergue-me a ponto de conhecer toda a minha história, podendo me oferecer uma alternativa aos meus medos e inseguranças.

Antes das flores, escute-me. Assim como Moisés escutou a argumentação daquelas cinco mulheres (Maalá, Noa, Hogia, Milca e Tirza) que pleiteavam seus direitos e pela primeira vez na história, através de palavras sensatas (e do favor de um Deus considerado machista por muitos), garantiram às mulheres daquele povo o direito à herança de seus pais. Escute-me quando clamo pelos meus direitos. Escute-me quando sou sensata. Escute-me quando apresento razões suficientes para mudanças.

Antes das flores, sinta-me. Assim como aquela mulher que foi sentida em meio à multidão e curada de sua doença que a consumia há anos. Sinta a minha fé, sinta a minha persistência. Veja em meus olhos que não consigo mais me esconder entre a multidão, que é necessário sair da minha zona de conforto para que me reconheçam. Sinta-me e insista para que eu me identifique como sou: mulher.

Antes das flores, perdoe-me. Assim como Jesus perdoa a mulher que é trazida a ele por que adulterou. Deixe suas pedras e julgamentos e consulte a própria consciência. Sente-se no chão e continue a escrever na terra, trazendo-me o espanto por me sentir valorizada, ainda que saiba que eu tenha errado. Despeça-se de mim sem condenações, oriente-me a não errar mais.

Antes das flores, encontre-me. Assim como o rei Lemuel procura a mulher virtuosa descrita por sua mãe. A mulher que é muito mais valiosa do que as riquezas da terra. A mulher que é sim independente, que sai para negociar e lucra, mas não pela força nem pela chantagem e sim pelas palavras e gestos agradáveis. A mulher que diz palavras sensatas, que se veste bem mas que também enxerga as necessidades do próximo. A mulher que planeja o futuro e não fica de braços cruzados por que sabe que, apesar de ter o coração em paz, é o seu trabalho que a louvará e o seu procedimento será o testemunho de sua conduta.

Antes das flores, respeite-me. Jamais acreditei que isso fosse algo que necessitasse ser dito, mas é.

Depois disso, ame-me e só então me dê flores. E se aceita um conselho final, mude um pouco: estamos cansadas de receber rosas vermelhas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário